Total de visualizações de página

sábado, 18 de agosto de 2018

O CRISTIANISMO - FUNDAMENTO DE DOUTRINA



                  O cristianismo fundamenta sua doutrina nas verdades reveladas por Jesus de Nazaré aos seus discípulos e aos seus apóstolos, que entregam sua mensagem aos homens. 
                  A superioridade da religião de Cristo sobre qualquer outra religião revelada está demonstrada pelo fato de que, tendo ela tido como primeiros adeptos um grupo reduzido de humildes pessoas, conseguiu firmar-se rapidamente e triunfar nos ´seculos, apesar das perseguições, dos crimes, das heresias, até reunir o maior número de fiéis no mundo. 
                 Para o cristão crente, o número fornecido pelas mais recentes estatísticas chega a mais de dois bilhões de cristãos, e constitui uma poderosa formação da história profética do Antigo Testamento..."dominará de um mar a outro.. Os reis o adorarão e os povos o aclamarão bem-aventurados".  Enquanto, para todas as demais religiões podem-se mencionar os povos a que estão circunscritas, e o desenvolvimento do seu culto, isso não é possível fazer com o Cristianismo, porquanto hoje se nos apresenta na sua primitiva originalidade, isto é, como uma fé universal, que se conservou imutável através de dois milênios. Realmente,  os cristãos são unidos, reconhecem o mesmo Deus e usam a Cruz como símbolo de sua devoção. Isto, por si só, já explica toda essa longevidade. 
                 Desejando, porém remontar às suas origens podemos dizer que o Cristianismo representa a continuação, ou melhor, o aperfeiçoamento do Judaísmo. "Não pregueis - disse Jesus, no sermão da Montanha - que eu vim para abolir a lei ou os profetas. Eu vim para completá-las. Eis que em verdade vos digo, passará o céu e a terra antes que desapareça uma jotá, um traço de lei" (Evangelho de São Mateus, V, 17-18). Nascido hebreu, ele próprio da raça de Davi, Jesus não fez senão acrescentar à dourina de seus pais aquilo que faltava à sua perfeição, afirmando que cumpria em si as profecias messiânicas.  
                A nova concepção cristã pode resumir-se nesta palavra sublime: caridade. O terrível deus de Israel, de seu inacessível trono, entre as nuvens fulgurantes, desce, com a mensagem de Jesus, para mais perto dos mortais, participando, na sua infinita misericórdia, dos sofrimentos e das esperanças dos homens. A humildade do Jesus de Nazaré foi e continua sendo o principal alicerce desta religião, mantendo fiéis tantos seguidores. 

****************************

As localidades particularmente ligadas à vida de Cristo são Belém, a aldeia em que nasceu; Nazaré, onde transcorreu sua infância: Tiberíades, Samaria, Jericó e Hebron, cidades que lembram, como também o Rio Jordão e o lago de Genezaré (Kibutz  da região norte de Israel), episódios e milagres dos mais famosos por ele realizados. 
A importância dos Evangelhos  é muito grande, porquanto eles nos dão a certeza histórica da vida e das obras de Jesus como Revelador Celeste. A são Mateus atribui-se, em ordem cronológica, o primeiro dos Evangelhos, redigido em idioma aramaico, seis anos depois da Ascensão de Cristo. São Mateus era um oficial aduaneiro (um publicano) chamado Levi.





Nenhum comentário:

Postar um comentário