Total de visualizações de página

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

JUDAÍSMO



                   Depois da constituição do novo Estado de Israel, os Hebreus, dispersos pelo mundo, começaram a retornar à sua terra, e agora o núcleo mais importante reside aqui. Entre os símbolos do Judaísmo, o sagrado "Rolo de Lei", com a prece fundamental da religião hebraica: "Ouve, ó Israel, o Senhor é nosso Deus, o Senhor é um só!"

                  O povo hebreu, cuja mais remota origem se identifica com o tronco primitivo a que pertenceu todas as raças semíticas, que vivem nos tempos pré-históricos, em regiões mais ou menos próximas do rio Jordão, teve como local histórico a região denominada Palestina. 
              De acordo com a tradição bíblica, a qual, todavia, não parece, em suas linhas essenciais, afastar-se substancialmente da história, os Hebreus (assim denominados por ser descendentes de Héber, um ancestral de Abraão) foram, a princípio, nômades e dedicados ao pastoreio. Sua coletividade era constituída de tribos, cada uma delas dividida em famílias, as quais reconheciam um único chefe, denominado "patriarca". Esta sólida organização patriarcal foi a força que amalgamou as tribos hebraicas, que foram crescendo paulatinamente de importância até se tornarem, cerca do ano 2.000 a.C., a nação de maior população da região siríaca.
                 Sempre conforme a Bíblia, o Judaísmo teve início com Abraão, o patriarca que, quando se encontrava com sua gente na caldeia, recebeu de Deus o aviso para transferir-se para uma terra que lhe seria indicada, pois ele estava destinado a tornar-se o chefe-estirpe de um grande povo. Abraão obedeceu e, ao chegar a região de Canaã, recebeu outras revelações e a promessa de que todo aquele território iria pertencer-lhe e à sua descendência. E ali ele ficou pastorando seus rebanhos. Diferente, portanto, dos vizinhos povos idólatras, a crença de Abraão e de sua tribo voltou-se para um deus só e único, chamado "El" (vocábulo originariamente comum a todos os povos semitas, e que significa "forte", "poderoso"). Deste nome genérico da divindade, deriva depois Elohim e, mais tarde, foi introduzido o nome de Jahvé (Aquele que é).
                 A Bíblia considera pais da religião Abraão, Isaac e Jacó, tendo este último recebido o apelido de Israel, "aquele que luta com Deus", nome que passou depois a designar todo o povo. Na realidade, estes grandes patriarcas foram somente os precursores, os arautos do Judaísmo, portanto a consciência religiosa e nacional do povo de Israel desperta com Moisés. 

**************************
A mais antiga expressão do pensamento hebraico é a crença em um Deus nacional. Quando os Hebreus eram ainda um povo de pastores nômades, Deus revelou-se ao patriarca Abraão e ordenou-lhe abandonar a idolatria, prometendo-lhe, em troca, uma aliança imperecível com seu povo. 
.

Conheça a literatura do Romeo > http://livrosdoromeo.blogspot.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário