Total de visualizações de página

sábado, 11 de agosto de 2018

BUDISMO



                 Buda disse: "A morte é a origem de todas as religiões e se não houvesse a morte, talvez não houvesse deuses." Para ele, essas visões foram o começo da "Iluminação".
                  
             Uma das religiões mais difundidas no mundo é o Budismo, que conta com um vastíssimo número de adeptos entre as populações da Ásia e de algumas ilhas do Pacífico. São Budistas boa parte dos Chineses, de Japoneses, de Tibetanos, a maior parte dos habitantes da Tailândia, do Laos, do Ceilão. Na Índia, seu país de origem, o Budismo conta com muitos fiéis, embora a religião ali predominante seja, como vimos, o Hinduísmo. 
                O Budismo tem seu nome derivado de Buda (literalmente, "aquele que conhece" e é iluminado, pois atingiu o supremo estado de perfeição espiritual e moral). Segundo os Budistas, toda grande era de história tem seu Buda. Um Buda surge entre os homens toda vez que eles, tendo perdido a noção da Verdade, devem ser orientados outra vez para a luz. 
                   Gautama, filho de um rajá hindu da estirpe do Sakya, nascido em Kapilavastu cerca do ano 567 a.C., é segundo a religião budista, o quarto iluminado, ao qual outros se seguirão no decurso de milênios. 
                No passado, foi posta seriamente em dúvida a existência desse ilustre personagem, que foi um entre os maiores espíritos do Oriente, ao passo que, em tempos relativamente recentes, encontraram-se amplos documentos testemunhando a verdade histórica de Buda. Os mais importantes são: a coluna descoberta em Rumindel (cuja ereção parece remontar ao ano 249 a.C., sob o reinado de Asoca), na qual está escrito: "Aqui jaz aquele que foi iluminado" como também das relíquias de Buda. Além disso, textos muito antigos abundam em detalhes acerca da vida de Gautama. 
                Apesar disso, muitas lendas, aqui e acolá, empanam a realidade histórica. 


***************************

O Budismo é muito difundido na Ásia, sobretudo na China, Japão, Tibete, Birmânia, Tailândia, Camboja e Ceilão, como também em algumas ilhas do Oceano Pacífico; o Budismo é uma religião que conta enorme número de adeptos. Seu país de origem é a Índia, onde porém, mesmo havendo numerosos Budistas, prevalece a religião oficial, isto é o Hinduísmo. 
Grande divulgador do Budismo, o imperador Asoca mandou erigir, no século III a.C., uma coluna, chamada, em sua honra, de Asoca, decorada por quatro leões sustentados por um pedestal, em que estão representadas as rodas, um dos símbolos da religião budista. .

Conheça a obra literária do Romeo > CLIQUE > http://livrosdoromeo.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário