Total de visualizações de página

sábado, 18 de agosto de 2018

CRISTIANISMO -FONTES HISTÓRICAS

        
                  Poucos são os documentos históricos sobre o nascimento e a vida de Jesus Cristo, e apesar do grande esforço da igreja com estudos bíblicos e enorme quantidade de pesquisas científicas sobre a origem do cristianismo e seu verdadeiro fundador, muitas ainda são as dúvidas e incertezas.
              A nossa era começou sua contagem a partir do nascimento de Jesus Cristo.  É, portanto, entre 747 a 749 da fundação de Roma (segundo o cômputo de alguns historiadores, a era vulgar, ou era cristã, começa, na verdade, seis anos antes do nascimento de Cristo; segundo outros historiadores, somente quatro anos antes), durante o governo de Augusto, reinando na Judeia, Herodes o Grande, que Jesus I (em hebraico, Yeshu, o salvador) nasceu em Belém, distante cerca de 10 quilômetros de jerusalém. 
                Os quatro Evangelhos e os Atos dos Apóstolos, que os estudiosos afirmam serem documentos mais atendíveis, fornecem-nos os pormenores essenciais de sua vida. Outro documento igualmente importante é a crônica do historiador hebraico José Flavio, que, em suas "Antiguidades Judaicas" (escrita em grego), confirma tais fatos. 
                    Fundamentais, para a documentação cristã, são os quatro Evangelhos (do grego evangelion - alegre mensagem), que remontam todos ao século I, e os quais foram escritos, respectivamente,  por Mateus e João, discípulos de Jesus, e os outros dois por Marcos e Lucas, condiscípulos de São Pedro e de São Paulo, enquanto ainda viviam os apóstolos e muitos outros discípulos que tinham conhecido diretamente o Divino Mestre. 
               A autenticidade dos Evangelhos está provada pelas muitas e frequentes citações que deles tem feito os escritores contemporâneos e os dos séculos imediatamente sucessivos; se alguns lhe refutam o conteúdo, nenhum deles pôs em dúvida seu valor histórico.  
                 Portanto, ao passo que para as demais religiões o mito geralmente se confunde com a história, até tornar legendária a existência de seu fundador, a figura ideal de Cristo nos parece certa e abundantemente provada e documentada, pois os textos chegaram até nossos dias em sua substancial integridade. (Entretanto é preciso considerar que os quatro evangelhos foram escolhidos na época do imperador Constantino. Ele percebeu a grande vantagem de fazer uma aliança com os perseguidos cristãos para vencer Maxêncio e unificar o império. Intitulou-se protetor da igreja e defensor da fé ortodoxa. Construiu inúmeros templos e reuniu o Concílio Ecumênico de Niceia (ano 325).
                 A narrativa dos fatos que precederam e seguiram imediatamente o nascimento do Divino Mestre e que encontra, surpreendente registo nas profecias dos livros bíblicos, é, bastante conhecida para que seja minuciosamente repetida. Recordaremos, todavia, que, no tempo em que Jesus nasceu, as esperanças messiânicas do povo hebraico tinham atingido um máximo de intensidade. Quando joão Batista, filho do sacerdote Zacarias, anunciando a próxima instauração do reinado de Javé, começou a pregar a expiação e a convidar os presentes a celebrarem um rito purificador nas águas do Jordão, (o batismo, do grego baptisma = ablução), os que o seguiam julgaram que fosse o próprio Messias aguardado. 
                 Mas João Batista respondeu-lhes que ele não era o Cristo (do grego, cristos = o ungido, o eleito), mas apenas o anunciador do próximo grande evento. 

****************************
O Evangelho de São Marcos inicia-se com a genealogia de jesus e explica porque ele foi chamado "Filho de Davi, filho de Abraão". Narra, então, que um Anjo apareceu a José, anunciou-lhe que Maria lhe daria um filho concebido pelo Espirito Santo. 
O Evangelista Marcos foi discípulo e intérprete de Pedro. Escreveu em idioma grego, durante sua permanência em Roma, o que aprendera à viva voz do apóstolo. Este aprovou que se fizesse a leitura nas igrejas. Quase contemporaneamente, foi feita uma tradução, em latim, desse Evangelho, considerado o segundo em ordem cronológica. 
"João Batista pregava no deserto e batizava..." assim está escrito no início do Evangelho de São Marcos. Pouco depois, o Evangelista acrescentou: "Aconteceu que, naqueles dias, Jesus saiu de Nazaré da Galileia  e foi batizado por João no rio Jordão". 



Nenhum comentário:

Postar um comentário