Total de visualizações de página

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

CARACTERÍSTICAS COMUNS DAS RELIGIÕES ORIENTAIS m


             
                As chamadas religiões do Extremo Oriente incluem o paonismo, hinduísmo, budismo, taoismo, e o confucionismo ou xintoísmo.
                  Suas principais características são: 
  1. Um alto conteúdo moral e filosófico, a quem a classe culta permanece essencialmente fiel, enquanto a massa continua a adorar um certo número de divindades tradicionais. 
  2. O conceito da harmonia universal, ao qual o Homem pode aspirar sob a condição de que se submete à lei suprema, dominadora do universo. 
  3.  Uma notável tolerância dos princípios espirituais de outros cultos. Os Hinduístas, por exemplo, estão convictos de que o princípio fundamental de Deus seja realizável em qualquer fé. De fato, em seu panteão, eles não relutam em dar lugar a todos os grandes profetas do Oriente e do Ocidente, considerados outras tantas encarnações de Vixenu.
*************************
Os brâmanes, altos sacerdotes, são os membros da casta mais elevada, à qual pertencem por direito de nascimento. Só a eles cabe o direito de interpretar os livros sagrados e de realizar o sacrifício. Para o ensino religioso e os serviços inerentes ao culto, podem valer-se de elementos  recrutados entre as classes inferiores. 
Em Calcutá, há um célebre templo dedicado a Cali. Até o século 19, na seita dos Tugues sacrificavam-lhe vítimas humanas. 
Ganês, filho de Siva, é tido como o deus da sabedoria e por isso é representado com a cabeça de elefante,  (Ganesha) . Preside a todos os inícios à paz. 
Agni, deus do fogo, personifica tanto o sol como o relâmpago, a chama do lar doméstico e aquela da era sagrada. Ele é mensageiro dos homens, que do altar levam para o céu as oferendas e as preces. É representado com duplo corpo, a cavalo de um bode.

Conheça a obra literária do Romeo > CLIQUE > http://livrosdoromeo.blogspot.com.br
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário