Total de visualizações de página

terça-feira, 7 de agosto de 2018

A RELIGIÃO DOS CELTAS *


                              O nome Celta foi dado a um conjunto de povos (um etnônimo) organizados em múltiplas tribos e pertencentes à família linguística indo-européia que se espalhou pela maior parte do Oeste da Europa a partir do II milênio a.C. Existem diversos grupos celtas compostos de várias tribos, entre eles os bretões, os gauleses, os escotos, os eburões, os batavos, os belgas, os  gálatas, os trinovantes e os caledônios . Muitos desses grupos deram origem ao nome das províncias romanas na Europa, as quais, mais tarde, batizaram alguns dos estados-nações medievais e modernos da Europa.  
                  Entre os povos de estirpe indo-européia, os Celtas pertencem ao grupo dos ocidentais. Este grupo era constituído por antigas populações que, entre o IV e o III século a.C., tinham ocupado a Irlanda, a Grã-Bretanha e a Gália, avançando, de um lado, até a Península Ibérica e, do outro, até a zona setentrional da Itália e daqui rumaram, para o Oriente, até o Mar Negro. Autores clássicos gregos e romanos transmitiram-nos notícias sobre os Celtas, mas estas fontes, pelo que diz respeito ao estudo da religião por eles praticadas, demonstram-se incompletas e de escasso valor. Antigos vestígios atestam que, originariamente, o fundamento da religião dos Celtas era naturismo, do qual derivou o culto das fontes, dos rios, das árvores, do sol. 
                 No quadro do paganismo céltico figura, de maneira singular, uma casta de sacerdotes, os Druidas ou homens sábios, cuja origem é ainda obscura. Acredita-se que fossem dedicados a estudos naturalísticos, filosóficos e teológicos, os quais, em seguida, assumiram funções  sociais e civis e foram criadores e propagadores do notável patrimônio doutrinal e mitológico céltico, de que conhecemos o conteúdo apenas fragmentariamente.
                Uma das razões que tornou difícil a determinação do panteão céltico é o fato de que os deuses mudam de nome, de região a região. Júlio César enumerou, em "De bello gállico", as principais divindades dos Celtas das Gálias, mas o fez com o nome latino da divindade a que, presumivelmente, correspondiam: Mercúrio (que, diz ele, era o mais adorado), "Apolo, Marte, Jeová (considerado o grande deus) e Minerva". Outros de que se tem conhecimento são: "Teautates", deus protetor das tribos, "Obmio", deus da eloquência, "Epona", patronatos, tropeiros etc. 
                 Os Celtas cultivaram profundamente o culto dos fados, isto é, de um poder impessoal e indefinível, cuja influência determinava os atos humanos. Criam na imortalidade da alma e na sobrevivência de um mundo ultra terreno, onde os elementos viveriam uma vida de delícias. 
                 O rito fúnebre era tido em grande honra, sacrificando-se ao defunto coisas e pessoas que lhe tinham sido caras em vida, a fim de que lhe fizessem companhia no Além. 
                  As cerimônias religiosas eram celebradas ao ar livre, em lugares sacros, situados nos bosques ou às margens dos rios e dos lagos ou, ainda, em edifícios primitivos.

*************************

A civilização de La Tène, que se estende do V ao I século a.C., é de grande importância para o estudo sobre os usos e costumes dos Celtas. Em grande quantidade são construídos de capacetes de soldados, braceletes e urnas. Sobretudo estas últimas são particularmente interessante, porque nos mostram como idêntico seja o ciclo de um período artístico mesmo entre povos e em diferentes séculos. A civilização de La Tène surge quando a grega está em seu pleno esplendor e nela transmigram os motivos elementares e geométricos da arcaica cretense e grega. Nas urnas funerárias da chamada "La Tène III", há maior desembaraço e liberdade de inspiração: aos motivos 
geométricos acrescentam-se esboço de elementos floreados.
Os celtas possuíam ídolos. As descobertas arqueológicas trouxeram à luz estatuetas esculpidas  em pedra, cobre e bronze. 

.
Conheça a obra literária do Romeo. 
clique no link abaixo 
.
Os livros são encontrados nas livrarias e, principalmente, no MERCADO LIVRE < clique aqui  
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário