Total de visualizações de página

sábado, 1 de junho de 2019

LAO TSE E AS NOVAS IDEIAS --

O Livro Físico está à venda na >> www.allprinteditora.com.br

Clique na foto para ampliar. 

                 No início do século VI a.C., o mais representativo para a história do pensamento no Oriente, algumas teorias filosóficas de origem externa e novos problemas espirituais começaram a interessar também às classes médias da população. 
                  A mais alta expressão desse renascimento moral chinês é um pequeno livro dividido em curtos capítulos, intitulado Tao te Ching. Este resumo de sabedoria e espiritualidade é atribuído a um personagem semi-lendário, que viveu durante ma dinastia Chou, denominado, pelos seus discípulos, Lao Tse ou Lau Tsu m(O "velho moço", ou "Velho mestre"). 
                 Segundo a lenda, Lao Tse, Segundo a lenda, Lao Tse, abandonou a um certo ponto sua casa, pôs-se em viagem. Durante a longa peregrinação, elaborou sua doutrina e confiou-a a alguns discípulos, e depois, cavalgando um boi verde, desapareceu além das montanhas, e nunca mais regressou de lá. A tradição popular fez dele um profeta e a encarnação terrena de um deus. 
                A incerta interpretação da doutrina de Lao Tse começa com o título. Tao significa "caminho", e Tao Te Ching significa "livro do caminho da virtude", mas os discipulos acabaram por atribuir ao Tao o significado de "princípio supremo" ou, ainda, Absoluto. Eis resumida nos termos mais simples a ideia contida no Tao Tse Ching. Para atingir sua harmonia interior, o homem deve voltar à natureza e inspirar-se novamente naquilo que foi o elemento essencial da religião dos avós, isto é, o vínculo ideal que liga reciprocamente a Terra ao Céu e o Céu à  Terra, o segredo da sabedoria consiste em adaptar-se às leis naturais, renunciando aos excessos e aos artifícios sugeridos pela civilização corrupta e praticando as essenciais virtudes humanas: caridade, sinceridade, humildade. 
               Estes ensinamentos, que a princípio tiveram escassa ressonância, encontraram crédito, mais tarde, quando os divulgadores da doutrina do Tau elaboraram um sistema filosófico a que deram o nome de Taoísmo. Os escritores taoistas mais antigos remontam ao século IV a.C., neles se fala dos dois princípios universais, um positivo, outro negativo, que governam o cosmos, Yang e Yn . Eles se acham, entre si, em eterna oposição, mas, pela recíproca ligação destes dois elementos fundamentais e contrapostos, nasceram todas as coisas. 

                O Símbolo de dois opostos, mas inseparáveis princípios (luz e trevas, vida e morte, macho e fêmea) que formam o Absoluto, segundo a doutrina taoista, é uma esfera bicolor, com uma fissura que separa apenas ma aparência, encerrada em um circulo formado por dois dragões. 

                Mas, entre os conceitos filosóficos e a religião taoista, exite uma enorme diferença. Isso é denominado pelo fato de que, quando os mestres taoistas começaram a querer atribuir-se poderes sobrenaturais, a exercer a magia e a arte divinatória, a religião perdeu sua força espiritual , de modo que as classes cultas foram facilmente conquistadas pelo Confucionismo e pelo Budismo. 

***********************************
PARA LER O LIVRO DESDE O INÍCIO ]

Se você quer adquirir algum livro do Romeo 




Nenhum comentário:

Postar um comentário