Total de visualizações de página

sábado, 1 de junho de 2019

XINTOÍSMO - TAOISMO - CONFUCIONISMO

Clique na foto para ampliar
O livro físico está à venda na >> www.allprinteditora.com.br


                 Enquanto no japão, O Xintoísmo representa a religião nacional, na China, se acham difusas, além do Budismo, outras duas religiões: o Confucionismo e o Taoismo, que são, porém, ligados entre si por algumas afinidades. 
                Antes do ano 500 a.C., a China tinha uma única religião, desde milênios de anos, que se fora desenvolvendo concomitantemente com a organização social do país até se tornar religião oficial. O imperador, sacrificado,e em nome de todo o seu povo, ao deus supremo Chang-ti, o Senhor do céu, queria significar que ele próprio e seus súditos se submeteram á vontade divina. Outras práticas publicas eram celebradas em honra dos defuntos e em algumas estações do ano realizavam-se solenes ofertas aos deuses para se obter uma boa colheita. 
               Nesta ligação ideal entre o Homem, a Terra e o Céu, manifestava-se a fé dos antigos Chineses, o povo, pela sua natureza, interessado na boa ordem das coisas materiais e na conquista da felicidade terrena. Com o tempo, porém, esta primitiva simplicidade e harmonia foi-se degenerando num grosseiro panteísmo. 
               O filósofo Lao-Tse, considerado o fundados do Taoismo, é uma figura semi-lendária. Quer a tradição que ele, já velho, após haver escrito suas doutrinas, partisse para o Ocidente cavalgando um boi verde e desaparecesse para sempre. 
  
**********************************

                  Depois da queda do império romano, os sistemas religiosos se tornaram muito poderosos e ficou difícil a um reformador contrapor-se a toda aquela organização. Até a Renascença o homem passou uma longa noite de violência e submissão, exploração e superstições religiosas. Com ela abriu-se a mente das pessoas mais intelectualizadas, e Martinho Lutero foi ousado e criou o conhecido "cisma religiosos do cristianismo". Porém seus ensinamentos e orientações, que tinham como principal finalidade a não exploração dos menos favorecidos, resultou na proliferação de inúmeras formas religiosas rigorosamente contrárias às suas pregações. Milhares de igrejas surgiram para, em nome de Deus, subjugar e explorar financeiramente seus fiéis. O ignorante não sabe ouvir a filosofia, mas adora ouvir fábulas e poesias, e é com elas que se identifica e a elas se submete. A cultura, a educação e o saber são as únicas armas capazes de, lentamente mudar todo esse sistema mundialmente estabelecido. Não podemos ignorar que os sistemas religiosos são aliados dos governos. É muito grande o número de políticos que são eleitos com votos da massa popular das religiões. A democracia, que hoje se estendeu por grande parte do mundo civilizado, é dominada pela massa popular que não sabe votar e, assim, dão poder a uma grande quantidade de políticos desonestos que só agem em benefício próprio. 

*************************************
PARA LER O LIVRO DESDE O INÍCIO

.
Se você quer adquirir algum livro do Romeo 


Nenhum comentário:

Postar um comentário