Total de visualizações de página

quarta-feira, 5 de junho de 2019

A INFLUÊNCVIA DO INDUÍSMO SOBRE O POVO


O Livro Físico está à venda na >>> www.allprinteditora.com.br

Clique na foto para ampliar. 

                  A primeira preocupação de cada religião é dominar o intelecto do povo crente. Isto é muito importante porque só assim os líderes terão completo domínio sobre seus seguidores. O cérebro humano é muito sensível ao engano, e é exatamente nesta parte que atuam com a ajuda da "ciência de enganar" através das sugestões. Todo o tipo de artifício, científico, é utilizado para transformar cada seguidor num fanático. 
                  A profunda certeza de que tudo quanto é físico é caduco e que a libertação se alcança derrotando e extinguindo o "desejo", torna o hindu disposto à renúncia.  Por outro lado, a convicção de que tudo sobre a terra, bem como no inteiro universo, se repete segundo ciclos imutáveis, que tudo retorna e tudo se renova, torna-o desconfiado e arredio diante das inovações e do progresso. 
         Outra característica derivante dos ensinamentos religiosos é a não-violência. Considerando deus presente em todos os seres e em todas as coisas, o hinduísta concebeu, por tradição, o respeito não somente pelos seus semelhantes, mas também pelos animais, muitos dos quais são sagrados e invioláveis. 
                A vaca, que com seu leite alimenta os homens, é considerada uma espécie de mãe, tanto que é punido como pecador quem se alimenta de carne bovina. Também os macacos (símbolo de felicidade), os elefantes (da sabedoria), os ratos (de previdência), a cobra, os pavões são poupados e alimentados. 
                   A crença, segundo a qual é necessário renascer mais vezes para atingir a meta das metas, é o princípio pelo qual a destruição do corpo representa uma grau no caminho da libertação, torna o hindu sereno perante a morte, considerada em definitivo o mais importante acontecimento que possa ocorrer ao homem. Todavia, a dor não é recebida passivelmente. Na verdade, dado que o primeiro passo para alcançar a fusão com deus é aquele de dominar as sensações corporais, um dos primeiros ensinamentos que se ministram à criança é aquele de dominar a dor. Tal ensinamento, o ioga, consiste em uma disciplina atlética, composta de exercícios graduados, que possam deixar cada homem em condições de superar o sofrimento. O verdadeiro faquir, notoriamente capaz de suportar jejuns e torturas corporais, é um religioso que faz do ascetismo e do ioga sua regra de vida. 
                 Em tempos recentes, os governantes da Índia iniciaram algumas renovações sociais, considerando contrários ao progresso civil os privilégios de casa e o conceito de intocabilidade. Contudo, o povo se conserva mais do que nunca fiel às tradições, pelas quais se sente protegido e que considera a mais importante defesa contra qualquer forma de desordem e de violência. 

*******************************

Na Índia os jovens praticam o ioga desde a mais tenra idade e uma complicada série de exercícios destinados a dominar as sensações físicas e alcançar a mais completa concentração espiritual. 

.
PARA LER O LIVRO DESDE O INÍCIO 
.

SE VOCÊ QUER ADQUIRIR ALGUM LIVRO DO ROMEO



Nenhum comentário:

Postar um comentário