Total de visualizações de página

sexta-feira, 7 de junho de 2019

A RELIGIÃO DOS MAIAS

Clique na foto para ampliar 

O Livro Físico está à venda na >>> www.allprinteditora.com.br

               A civilização Maia foi uma cultura mesoamericana pré-colombiana, notável por sua língua escrita, pela sua arte, arquitetura, matemática e sistemas astronômicos. Inicialmente estabelecidas durante o período pré-clássico entre 1.000 a.C. e 250 d.C.
              A influência dos maias pode ser detectada em países como Honduras, Guatemala, El Salvador e na região central do México. Seus descendentes ainda podem ser encontrados nas Américas, apesar da destruição de sua cultura promovida pelos conquistadores espanhóis. 
               Sua religião era politeísta, pois acreditavam em vários deuses ligados à natureza. 
               Sobre a religião primitiva dos Mais, faltam-nos fontes dignas de crédito. Parece que adoravam as forças da natureza, que influíam na vida dos homens: p sol, a lua, a chuva, o raio, etc. O sucessivo progresso da crença religiosa também não está bem positivado. Ao que parece viviam num universo de magias, governados por uma infinidade de deuses: o céu, a lua, as estrelas.  Itzamna era o dragão celeste venerado pelos sacerdotes e pelos nobres. Já o povo em geral preferia os deuses mais próximos de sua vida cotidiana. Acreditavam que era necessário sacrificar seres humanos para garantira sobrevivência, tanto dos deuses como também das pessoas. Na sua crença essa forma de sacrifício enviaria energia humana até os deuses e, em troca, seriam recompensados com o poder divino. Geralmente os escolhidos para o sacrifício eram os prisioneiros, escravos e crianças. 
              No período do Novo Império, os Maias adoravam, como divindade principal, Itzamna,  que viam personificação da luz, do sol, da sabedoria. Ao culto deste deus era particularmente dedicada a cidade de Itzamna, no Iucatã. Outras divindades importantes eram Cucullcã, "a serpente recoberta de plumas", que se identifica com Quetzalcoalt, Ahpuch, a deusa Ixchel, esposa de Itzamna. Os Maias acreditavam numa vida ultra-terrena. 
               O culto público compreendia numerosas cerimônias, várias e complexas, entre as quais havia a confissão dos pecados. 

*************************************

           Observe, meu caro leitor, como muitas das práticas de épocas remotas foram aproveitadas pelas seitas e religiões da atualidade. Um detalhe interessante é que muitas religiões antigas já exigiam que seus fiéis se "confessassem;  é evidente que se tratava de uma forma com a qual os espertos líderes religiosos se mantinham informados de tudo o que acontecia com seus fiéis. Esse tipo de primitivismo, ainda hoje é muito praticados em algumas religiões. 

.
PARA LER O LIVRO DESDE O INÍCIO 

.
Se você quer adquirir algum livro do Romeo 





Nenhum comentário:

Postar um comentário