Total de visualizações de página

quarta-feira, 5 de junho de 2019

AS SEITAS HINDUÍSTAS - HINDUÍSMO

Clique na foto para ampliar 

O Livro Físico está á venda na >>> www.allprinteditora.com.br

                 Considera-se o hinduísmo como a mais antiga das religiões existentes, mas pode-se por seriamente em dúvida o seu direito a esse título de "religião". 
            O hindus ortodoxos t~em acreditado em toda a espécie de teísmo, politeísmo e panteísmo. Adoraram qualquer objeto de sua preferencia, ou mesmo virtualmente, nenhum. Entretanto eram reconhecidos como hindus, de boa estirpe e normal, os que não violassem flagrantemente as regras da casta, e por esta ofensa não tivessem sido expulsos da mesma. 
                    Em um país composto de diferentes raças, onde a fé é tão interessantemente sentida, o culto vivo e imaginário e as autoridades religiosas tão tolerantes, era inevitável que se formassem múltiplas seitas religiosas, as mais importantes são aquelas que exaltam o culto de Shiva, de Vishnu e de Sakti (esposa de Shiva). A enorme massa do hinduísmo, entretanto, é ainda animista. Uma das manifestações mais populares é a atração do hindu devoto pelas peregrinações às montanhas sagradas. 
               Os objetos de veneração e culto nos templos hindus causam muita surpresa aos turistas visitantes não familiarizados com a história da religião primitiva. Os  hindus educados, naturalmente, rejeitas essa feição primitiva, moldando uma religião maus pura que as das massas.
                    A primeira das três situa Shiva no centro do culto. Realmente, se é mesmo verdade Shiva é o deus da destruição, é também verdade que, sem Shiva, não haveria renascimento. 
                Os Shivaístas representarão, de certo modo, a corrente menos conservadora e mais evoluída. De fato, eles julgam que, para atingir o brahman, seja necessário, antes de tudo, renovar-se e evoluir, rasgando as trevas da ignorância. Por isso os Shivaístas se encontram na vanguarda, nas novas vias do saber e da ciência. 
            A seita Vaishnava considera, ao invés, digno da máxima adoração Vishnu, o conservador. Ele é o único que pode ser indicado aos homens como modelo. Em suas nove reencarnações (de quem a mais famosa é aquela de Rama, celebrada no ramayana, um dos poemas épicos hindus), o deus Vishnu baixou à Terra em forma humana, trazendo, de cada vez, aos homens a salvação e impedindo que o mundo fosse destruído. 
                 Outra seita pratica o culto de Krishina (outra reencarnação de Vishnu)  representado como um jovem gentil e belíssimo, o mais popular dos deuses. Atribui-se a Krishina o Canto do bem aventurado (Bhagavadgita), outro grande poema filosófico que tem sido comparado à Bíblia da religião católica. 
                Na Índia de hoje, Gandhi é a mais importante personalidade de sedução espiritual. Muitos adeptos e seguidores a consideram como líder de uma nova seita.  Esses seguidores, entretanto, se ocupam mais com questões políticas e econômicas do que com assuntos religiosos.

**********************************

                A Índia é a terra das peregrinações, que lhe caracteriza a vida religiosa e social. Numerosos são os locais-metas das visitas dos hinduístas: Benares é considerada a cidade sagrada por excelência. Shadu, o asceta hindu, literalmente, significa "aquele que renunciou". O ascetismo é considerado o mais elevado estado da vida religiosa e é tido também como ideal nacional. O shadu vive isolado do mundo, alimenta-se uma única vez por dia e a comida lhe é fornecida pelos crentes. Um rosário, uma tigela e um tridente constituem seu único patrimônio. 

.
PARA LER O LIVRO DESDE O INÍCIO

.
Se você quer adquirir algum livro do Romeo 




Nenhum comentário:

Postar um comentário