Total de visualizações de página

segunda-feira, 3 de junho de 2019

A ORGANIZAÇÃO RELIGIOSA DO BUDISMO --

o Livro Físico está à venda na >> http:\\www.allprinteditora.com.br

Clique na foto para ampliar.


              Não se conhece quando, exatamente, tenha sido constituída a ordem monástica budista. Um início pode considerar-se o primeiro núcleo de discípulos a quem Gautama concedeu o poder de consagrar outros. 
         A missão dos religiosos budistas jamais se explicou como um verdadeiro e próprio sacerdócio, porquanto o |Budismo não é um sistema de fé e de ritos. Além disso, porque seu princípio fundamental é a renúncia e o desapego ao mundo, falta uma autoridade central para cuidar dos interesses da igreja budista na terra. 
              A ordem religiosa compreende leigos e monges. Tanto a uns como a outros são impostas algumas austeras regras de vida, que se concretizam nos seguintes mandamentos: 
                 1 - Não se deve matar nenhum ser vivo; 
                 2 - Não se tomará aquilo que lhe não foi dado; 
                 3 - Abster-se dos prazeres ilícitos; 
                 4 - Não mentir nem caluniar; 
                 5 - Abster-se do uso de bebidas alcoólicas.  
              Além disso, as ações devem ser inspiradas nas quatro virtudes budistas: renúncia, mansidão, esmola e perdão. Os leigos cumprem ação meritória fazendo peregrinações e contribuindo para construir e manter o decoro dos tempos. 
          Mas o Budista ideal é o monge que segue estritamente a senda da verdade. A ele competem outras obrigações, como cuidar da instrução religiosa dos jovens, oficiar nos funerais e nas cerimônias do templo. Ele deve respeitar três princípios: a pobreza, a inocuidade e o celibato. É quase sempre vegetariano e pode comer somente quando lhe oferecido, uma única vez por dia. Pessoalmente, nada possui além da tigela para os alimentos, uma agulha (substitui o garfo) e um rosário de 180 contas, que ele vai desfiando durante a meditação. 
                 Os ritos budistas, que constituem mais ou menos em recitar os sermões do Mestre, em solenizar iniciações religiosas ou celebrar especiais ocorrências, realizam-se nos mosteiros ou nos pagodes. Estes últimos são relicários, alguns de aspectos importantes, em que se conservam os restos mortais ou escritos, preces ou imagens do Mestre, como símbolo de fé imperecível na sua doutrina. Em certos templos, as estátuas do Buda são em tal número que dão a impressão de uma multidão de pedras. Todavia, o verdadeiro budista não é um idólatra. As estátuas dos pagodes não reproduzem o semblante de Gautama, mas sua figura simbólica, e possuem apenas os objetos de reviver a lembrança da perfeitas personalidade do Mestre. 
                A ordem religiosa ora escrita, que se mantém mais ou menos fiel à primitiva tradição, sofreu modificações substanciais em vários países de crença budista, segundo as correntes ou as seitas que ali prevalecem. 

.
PARA LER O LIVRO DESDE O INÍCIO 


Se voc~e quer adquirir algum livro do Romeo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário