Total de visualizações de página

quinta-feira, 13 de junho de 2019

A RELIGIÃO DOS PRIMITIVOS E O XAMANISMO

Clique na foto para ampliar. 

O Livro Físico está à venda na >>> www.allprinteditora.com.br

                 É muito interessante observar quais são os aspectos que mais frequentemente assume as concepções religiosas entre as populações selvagens ainda existentes. 
              1 - Animismo - Deriva de um estado de primitividade mental, muito difuso entre os selvagens, pelo qual todos os seres dotados de vida ou movimento (astros, animais, rios Etc.) são imaginados como dotados de uma alma semelhante àquela humana. Esta concepção pode ser quase comparada àquela que domina o mundo da fábula.
                Tal religião de algumas tribos da Ásia, da África, das Américas e da Oceania. Pode-se, todavia, afirmar que elementos de animismo  sobrevivem também nas religiões de alguns povos que atingiram um mais alto grau de civilização. 
              Na mesma base do animismo, mas em conceitos mais sociais do que religiosos, é o Tabu. "Tabu" é a palavra polinésia com a qual se designa pessoa ou coisa que não deve ser tocada, usada ou ofendida. Tal proibição assume caráter sagrado. Algumas coisas, pessoas, objetos ou animais, são tabus, como: os cadáveres, os  feiticeiros, os chefes. A violação do tabu possui consequências nefastas: doenças, desgraças, loucuras, mortes. Na base dessa concepção reside o temor do mal que ataca o indivíduo por causas fatais, superiores a qualquer força humana. 
            2 - Naturalismo - Não difere substancialmente do animismo, mas se volta para a natureza com um conceito mais amplo. Também aqui o culto é voltado para objetos naturais, que se imagina animados por espíritos que desencadeias determinadas forças e provocam determinados fenômenos. O céu é, por exemplo, concebido como um grande ser vivo, que se identifica com a suprema divindade; outra divindade suprema, em certas populações, é, ao invés, a fertilidade da terra produtora de alimentos vegetais. Essas crenças dão origem a várias formas de culto, ora diretamente dirigido ao céu, á terra, ao sol, ora complicado por concepções simbolistas, enquanto o céu, a terra e o sol são considerados como expressão máxima de poder, da fecundidade, da luz etc. O Naturalismo é bastante difuso entre as tribos negras, peles-vermelhas, neozelandesas, javanesas e finezas. 

Existe um imaginoso e estranho culto dos Negrinhos (centro da África) cujos ritos propiciatórios estão voltados principalmente para obter auxílio da divindade nas caçadas, nas pescas e nas guerras. este povo acredita que o espírito supremo, sob forma de um imenso elefante, seja capaz de manifestar-se ao homem por meio do arco-iris. A magia acha-se intimamente ligada ao culto dos primitivos e se prende aos ritos sagrados. os Lauemburgues, habitantes das ilhas dos Mares do Sul, consideram o demônio Tumbaum, que vive na floresta, a causa de todos os males. Como defesa  e esconjuro, após tingir-se a testa, entram no bosque batendo castanholas feitas de cascas de nozes. Já os Boximanes da África Meridional, acreditam que uma força sobrenatural contenha a chuva. Para romper o encanto, os feiticeiros realizam danças, que se tornam sempre mais convulsas. Os homens acompanham-nos com canto. É conhecida como "dança da chuva". 

             3 - O Toteísmo (de "totem" = reino, família). Embora obscuro e discutido em suas origens, não difere substancialmente do estado mental do animismo. É uma crença de algumas tribos selvagens, baseada na convicção de que existe um laço de parentesco entre a própria tribo e um determinado tipo de animal ou, em raros casos, de um vegetal. O Totem é considerado como chefe da estirpe da tribo, pelo que esta assume do próprio Totem, toma luto quando o animal morre e chora-o como se fora um parente; sua pele torna-se agasalho ou veste durante as cerimônias sagradas e sua imagem é representada nas armas, nas insígnias e nas tatuagens. O Totem protege, cura, socorre, prediz o futuro, serve de guia e mantém o liame entre os membros da tribo, assegurando-lhe a coesão. Devido a tais características, os estudiosos se acham concordes em atribuir ao Toteísmo um valor social superior áquele religioso. 
                O Toteísmo existe entre algumas tribos peles-vermelhas, entre as populações das ilhas do Pacífico, da Austrália e da África. 

O Totem, mais que uma divindade, representa, simbolicamente, a origem e a unidade moral da tribo. Para o maior parte dos Australianos o Totem é o canguru e a Ema; para os índios Peles-Vermelhas, é a águia do Totem aparece também nas insígnias, nas armas, nas tatuagens e, entre os Moaris, sobre postes esculpidos, que sustentam as choupanas. 

                   4 - Fetichismo - (do português, feitiço = magia, encantamento, amuleto). 
                Por Fetichismo entende-se o culto dirigido a objetos inanimados; utensílios, pedras etc. Poderíamos considerá-lo, à primeira vista, como uma forma bastante rústica de religião, mas pesquisas aprofundadas demonstram que tais objetos são adorados não por si mesmos, mas pelo espírito que neles se imagina oculto e que, por meio deles, existe e age. O objeto assume, então, uma importância puramente simbólica, enquanto a adoração vai até a uma força sobrenatural. Portanto, ele acaba por identificar-se como o Animismo, embora o culto se manifeste em forma mais rudes e elementares, supersticiosas. 
               E voltando a falar na Magia que, mesmo não possuindo nenhum conteúdo religioso, sendo até oposta sua concepção, está, porém tão estreitamente ligada e entrelaçada ao culto dos primitivos que não se pode excluí-la desta discussão. 
            Enquanto a base de toda prática religiosa é a submissão á divindade, as práticas mágicas, ao contrário, tendem para absorver as forças sobrenaturais do home. na base da magia está, portanto, a convicção de que, sendo, as coisas dotadas de poderes particulares, seja possível, por meio de evocações, exorcismos e esconjuros obrigá-las a ceder essas suas forças. 
                 Já se disse supor que todos os povos incultos tenham uma concepção religiosa despida de espiritualidade, mas tal não acontece. É, ao invés, justamente no seio das mais primitivas populações, onde esperamos encontrar as crenças mais grosseiras, que encontramos, geralmente, uma fé ardente voltada para um ser não localizado, tido como imortal, cuja existência seria anterior ao nascimento do mundo, criador do universo e dos homens, onipotente, onisciente e bom, que exige dos seres humanos a observância de um código moral e ao qual eles irão prestar contas depois da morte para serem premiados ou punidos segundo for julgada sua vida terrena. esta é a fé dos Pigmeus, dos Fueguinos, dos Boximanes, de algumas tribos do Sul da Austrália, da África, da América do Norte e também de algumas de nossas tribos brasileiras. 
             Acontece, então, que, entre populações incultas, mas chegadas a um grau um tanto adiantado de civilização, aquele "ser puro", mesmo sendo ainda recordado e venerado, é considerado demasiado alto para poder preocupar-se com os homens. Por esse motivo, eles têm imaginado uma multidão de divindades inferiores, mais acessíveis, a quem se dirigem, mediante ritos propiciatórios, que muito se aproximam da magia. isso ocorre, por exemplo, entre os Cafres, os Papuas, os Polinésios, os esquimós e os Tártaros. 


A MAGIA DO FEITICEIRO XAMÃ
              O Xamanismo é considerado o berço das religiões que começaram a surgir na moderna espiritualidade do homem que busca uma conexão.
              Nas práticas de meditação, a aproximação ao divino passa a ser um girar psicológico em circulo em torno de si mesmo para descobrir todos os aspectos individuais; isto equivale a admitir que a psique tem um caráter tão real como o mundo exterior e que a experiência religiosa que, por definição, é a apreciação do mais elevado, também atinge os níveis mais profundos da mente humana. 
             Os rituais, que se baseiam no princípio da intensificação, com o ponto culminante de catarse ou êxtase, fomentam a solidariedade de vida, e o homem atua como centro responsável pelo rito. 
             A luta universal entre as forças da luz e da obscuridade, ou do bem e do mal, tem inumeráveis representações na iconografia do mundo inteiro. O grande ciclo da vida, do nascimento, da morte e do novo nascimento, constitui o núcleo de todos os cultos religiosos. O comportamento ritual mostra a aplicação da instituição e da emoção humana aos fenômenos não humanos. 
             O novo xamanismo ou neo-xamanismo, é uma mistura de ritos dos povos nativos de toda a América; consiste numa mistura de cristianismo, hinduísmo, budismo, ioga, meditação e até psicologia junguiana. O objetivo é conectar-se com o sagrado, com o "grande espírito" e com o próprio "eu superior", o "self" como era chamado por Jung. O guia para este mundo interior consistia em exercer as múltiplas práticas psicodélicas de meditação e rituais que surgiram pelo mundo. As maneiras de chegar lá são diversas, vão desde bater tambor até cantar hinos e ingerir bebidas feitas com ervas conhecida como "plantas do poder", dotadas de propriedade  psicoativas. Entre as principais plantas estão o "peyote", dos índios da América do Norte; o "wachuma", dos índios andinos, que na língua quéchua significa "ébrio consciente"; a "jurema" da Amazônia, cujo princípio ativo é o DMT (dimetiltriptamina); a mais popular mistura de um cipó e uma folha, que também contém DMT, substância cristalizadora das "mirações", ou visões. 
            O primeiro grande texto mágico-religioso conhecido é o proveniente da cultura sul-americana, que foi publicado por Wassem e Holmer. Esse documento lança uma nova luz sobre certos aspectos da cura xamanística e coloca problemas de interpretação técnica que os excelentes comentários dos editores não bastam certamente para esgotar o assunto. Trata-se de um longo encantamento, cuja versão indígena ocupa dezoito páginas, divididos em quinhentos e trinta e cinco versículos, recolhido de um velho informante de sua tribo pelo índio Cuna Ghillermo Haya; essa tribo habita o território da república do Panamá. 
               O objeto do canto é ajudar um parto difícil. Ele é um empregado excepcional, visto que as mulheres indígenas da América Central e do Sul dão à luz mais facilmente que aquelas das sociedades ocidentais. A intervenção do xamã é, pois, rara e realizada na falta de êxito, a pedido da parteira. O canto inicia-se por um quadro de perplexidade desta última, descreve sua visita ao xamã, a partida deste para a choça da parturiente, sua chegada, seus preparativos, que consistem em fumigações de favas de cacau queimadas, invocações, e confecções das imagens sagradas ou muchu. Essas imagens, esculpidas nas essências prescritas que lhes dão a eficácia, representam os espíritos protetores, que o xamã faz seus assistentes, e dos quais toma a direção para conduzi-los à morada de Muu, potência responsável pela formação do feto. O parto difícil se explica, efetivamente, porque Muu ultrapassou suas atribuições e se apoderou do purba ou "alma" da futura mãe. Assim, o canto consiste inteiramente numa busca; busca do purba perdido, e que será restituído após inúmeras peripécias, tais como a demolição de obstáculos, vitória sobre animais ferozes e, finalmente, um grande torneio realizado pelo xamã e seus espíritos protetores contra Muu e suas filhas, com a ajuda de chapéus mágicos, cujo peso estas últimas são incapazes de suportar. Vencida Muu deixa descobrir e libertar o purba da doente; o parto se dá, e o canto termina pelo enunciação das precauções tomadas para que Muu não possa evadir-se após seus visitantes. O combate não foi empenhado contra a própria Muu, indispensável à procriação, mas somente contra seus abusos; uma vez que estes foram retificados, as relações se tornaram amistosas novamente, e a despedida de Muu ao xamã quase equivale a um convite para v~e-lo novamente. 

************************************
                Os seres vivos e o universo, o microcosmo e o macrocosmo obedecem universalmente as mesmas leis. As danças rituais e as bebidas são consideradas, pelos crentes, necessárias para mover o cosmos a seu favor. A situação terrena, que implica a divina, mostra o homem como herói de seu próprio drama vital, mas também como outro simples ator na obra mais ampla que regula a vida e a morte. Penetrar no templo sagrado equivale a penetrar no eterno intemporal, que para eles, é idêntico ao aqui e agora. Dessa forma, torna-se "um" diante de toda a criação universal que constitui a marca do divino e significa o paraíso para o homem.
               A psique humana, como fonte de todos os fenômenos religiosos e culturais, conserva o conhecimento adquirido pelo homem antes do aparecimento da consciência de si mesmo. Se o crente deseja recuperar a integridade, impõe-se a necessidade de estabelecer o vínculo divino e, com a ajuda da mente consciente, compreender as imagens adormecidas em sua psique. Com rituais e bebidas alucinógenas libertam-se as tensões emocionais e se engendra nova esperança em relação ás necessidade humanas que surgem na vida individual e seus equivalentes sazonais da natureza e do cosmos para garantir a felicidade eterna que se alcançará com a transformação final. O rito é, portanto, uma necessidade metafísica, em que se combinam circunstâncias humanas e acontecimentos cósmicos, embora a profunda seriedade da vida possa ficar mascarada pela imitação e pela representação. 
               Para o crente, o ritual religioso impulsiona-o a ultrapassar os confins da consciência e saltar o abismo inexistente entre a espontaneidade e a reflexão. Com o objetivo de compreender o mundo e harmonizar-se com ele, apenas necessita de conhecer os mitos, participar dos rituais, decifrar seus símbolos e através deles se vincula com seu mundo interior e com o divino. A substância divina imaterial, quando se manifesta nas religiões mais íntimas ou mais inferiores, se recobre com a substância material de todas as esferas, através das quais viajou. A luta entre aspectos luminosos e obscuros, como sintomas de duais manifestos da unidade que é a vida, se desenvolve em todos os níveis da criação. 

**********************************
              Prática essencial de cada culto é o sacrifício que é consumado com a matança de animais, com a oferta de primícias ou, também simbolicamente. Os Pigmeus acham que tudo pertence a Deus, porque Ele tudo criou; por isso lhe são ofertadas, em holocausto, todas as primícias. O coração do animal é atirado na floresta, para quem ela o receba. Os índios Omaba dos estados Unidos oferecem uma mecha de cabelos cantando: "Deus da guerra, Deus do trovão, diante de Ti, em teu alto reino, passam os cabelos como uma sombra..."
              A fé ardente dos índios Pawnees (estados Unidos) manifesta-se com um fervor que atinge o êxtase. Eles tem visões que supõem reais, ainda que sobrenaturais e sagradas. Segundo os Pawnees, as visões baixam à terra por ordem de deus e depois retornam ao seu posto após terem proporcionado alegria e conforto aos homens. A tribo aguarda-as cantando hinos sacros. 
         Depois dos trabalhos de Cannon, percebe-se mais claramente sobre quais mecanismos psicofisiológicos estão fundados os casos, atestados em inúmeras regiões do mundo, de morte por conjuro ou enfeitiçamento. Um indivíduo, consiste de ser objeto de um maléfico, é intimamente persuadido pelas mais solenes tradições de seu grupo, de que está condenado; parentes e amigos partilham desta certeza. Desde então a comunidade se retrai; afasta-se do maldito, conduz-se a seu respeito como se fosse, não apenas já morto, mas fonte de perigo para seu círculo; em cada ocasião e por todas as suas condutas, o corpo sugere a morte à infeliz vítima, que não pretende mais escapar àquilo que ela considera como seu destino inelutável. Logo, aliás, celebram-se por ela os ritos sagrados que conduzirão ao reino das sombras. 

PARA LER O LIVRO DESDE O INÍCIO 

.

Se voc~e quer adquirir algum livro do Romeo 






3 comentários:

  1. CONVITE!
    O QUORA Brasil é uma plataforma de perguntas e respostas que dá às pessoas o poder de ampliar e compartilhar o conhecimento do mundo. As pessoas usam o Quora para fazer perguntas sobre qualquer assunto, ler respostas de qualidade, personalizadas e relevantes, e compartilhar seus próprios conhecimentos com outros. O Quora é um lugar para ampliar e compartilhar conhecimento e melhor compreender o mundo.

    * Faça uma pergunta e receba respostas úteis
    * Siga tópicos e encontre conteúdo de qualidade
    * Aprenda com quem tem credibilidade e experiência em primeira mão com o assunto
    * Responda a perguntas e compartilhe seu conhecimento com o mundo

    Perguntas, problemas, ou feedback?

    Visite pt.quora.com/contact (http://pt.quora.com/contact)

    Necessitamos de Vc lá com todos os seus vastos conhecimentos !

    Fratrenal Abraço,
    Oiced Mocanm
    (Décio Schroeter)).

    Porto Alegre/RS.

    ResponderExcluir
  2. CONVITE!
    O QUORA Brasil é uma plataforma de perguntas e respostas que dá às pessoas o poder de ampliar e compartilhar o conhecimento do mundo. As pessoas usam o Quora para fazer perguntas sobre qualquer assunto, ler respostas de qualidade, personalizadas e relevantes, e compartilhar seus próprios conhecimentos com outros. O Quora é um lugar para ampliar e compartilhar conhecimento e melhor compreender o mundo.

    * Faça uma pergunta e receba respostas úteis
    * Siga tópicos e encontre conteúdo de qualidade
    * Aprenda com quem tem credibilidade e experiência em primeira mão com o assunto
    * Responda a perguntas e compartilhe seu conhecimento com o mundo

    Perguntas, problemas, ou feedback?

    Visite pt.quora.com/contact (http://pt.quora.com/contact)

    Necessitamos de Vc lá com todos os seus vastos conhecimentos !

    Fratrenal Abraço,
    Oiced Mocanm
    (Décio Schroeter)).

    Porto Alegre/RS.

    ResponderExcluir
  3. CONVITE!
    O QUORA Brasil é uma plataforma de perguntas e respostas que dá às pessoas o poder de ampliar e compartilhar o conhecimento do mundo. As pessoas usam o Quora para fazer perguntas sobre qualquer assunto, ler respostas de qualidade, personalizadas e relevantes, e compartilhar seus próprios conhecimentos com outros. O Quora é um lugar para ampliar e compartilhar conhecimento e melhor compreender o mundo.

    * Faça uma pergunta e receba respostas úteis
    * Siga tópicos e encontre conteúdo de qualidade
    * Aprenda com quem tem credibilidade e experiência em primeira mão com o assunto
    * Responda a perguntas e compartilhe seu conhecimento com o mundo

    Perguntas, problemas, ou feedback?

    Visite pt.quora.com/contact (http://pt.quora.com/contact)

    Necessitamos de Vc lá com todos os seus vastos conhecimentos !

    Fratrenal Abraço,
    Oiced Mocanm
    (Décio Schroeter)).

    Porto Alegre/RS.

    ResponderExcluir