Total de visualizações de página

terça-feira, 4 de junho de 2019

BUDA E O SURGIMENTO DO BUDISMO --

O Livro Físico está a venda na >>> www.allprinteditora.com.br

Clique na foto para ampliar. 

            Uma das religiões mais difundidas no mundo é o Budismo, que conta com um vastíssimo número de adeptos entre populações da Ásia e de algumas ilhas do Pacífico. São Budistas boa parte dos Chineses, de Japoneses, de Tibetanos, a maior parte dos habitantes da Tailândia, do Laos, do Ceilão. Na Índia, seu país de origem, o Budismo conta com muitos fiéis, embora a religião ali predominante seja o Hinduísmo. 
          O Budismo tem seu nome derivado de Buda (literalmente, "aquele que conhece" e é iluminado, pois atingiu o supremo estado de perfeição espiritual e moral). Segundo os Budistas, toda grande  "era da história" tem seu Buda. Um Buda surge entre os homens toda vez que eles, tendo perdido a noção da "verdade", devem ser orientados outra vez para a lua. 
              Gautama, nascido em Kapílavastu cerca do ano 567 a.C.  é, segundo a religião budista, o quarto iluminado, ao qual outros se seguirão no decurso de milênios. 
              No passado foi posta seriamente em dúvida a existência desse ilustre personagem, que foi um entre os maiores espíritos do Oriente, ao passo que, em tempos relativamente recentes, encontraram-se amplos documentos testemunhando a verdade histórica de Buda. os mais importantes são: a coluna descoberta de Rumindel (cuja ereção parece remontar ao ano 249 a. C., sob o reinado de Asoca), na qual está escrito: "Aqui jaz aquele que foi iluminado" como também das relíquias de Buda. Além disso, textos muito antigos abundam em detalhes acerca da vida de Gautama. Apesar disso, muitas lendas, aqui e acolá, empanam a realidade histórica. 
               A tradição hindu descreve o pai de Buda, Suddhodhana, como um homem mundano, membro da clã Gautama e da tribo Shakya, príncipe ou rei de Kapilavastu, no sopé do Himalaia. Cumpre observar que este período distinguiu-se por uma chuva de estrelas na história dos gênios; Mahavira e Buda na Índia, lao-Tze na China, Jeremias e o segundo Isaías da Judeia, os filósofos pré-socráticos na Grécia, e talvez Zaratustra na Pérsia. Tais simultaneidade de gênios denota muita intercomunicação de idéias entre as antigas culturas. 
                Na verdade nada sabemos, ao certo, sobre Buda; e se temos aqui as histórias reunidas em torno do seu nome, não é que isso seja história, mas porque formam parte essencial da literatura hindu e da religião asiática. Os estudiosos do assunto colocam o seu nascimento mais ou menos em 563 a. C. e nada mais dizem; e a lenda surge e revela-nos de que estranhas maneiras podem os homens ser concebidos. Por esse tempo, diz um dos livros Jataka, (Histórias do Nascimento" de Buda, escritas no  século 5º da nossa era).
               No livro "Histórias do Nascimento" consta o seguinte: "Na cidade de kapilavastu a festa da lua cheia... fora anunciada. A rainha Maia, no sétimo dia antes da lua, celebrou a festa sem bebidas e com abundância de guirlandas e perfumes. Levantando-se cedo no sétimo dia, banhou-se em água perfumada e distribuiu quatrocentos mil moedas em esmolas. Belamente adornada, comeu alimentos escolhidos, fez votos do Uposata, que significa quatro dias santos do mês: a luz cheia, a lua nova, e o oitavo dia depois de cada uma dessas luas.) entrou em seu aposento adornado e, deitando-se na cama, teve um sonho. 
            Quando grandes reis a ergueram com o leito e a levaram para o Himalaia, onde a depuseram no platô de Manosila... Então vieram as rainhas e a levaram para o lago Anotatta, banharam-na para remover a marca humana, vestiram-na de roupas celestes e enfeitaram-na de divinas flores. Não longe dali levantava-se uma montanha de prata, e no alto da montanha uma mansão de ouro. Lá lhe prepararam um leito divino, com a cabeceira para o oriente, e nele a deitaram. Então Badhisattwa (isto é, um determinado ser em Buda, que aqui significa o próprio Buda, o iluminado) tornou-se um elefante branco. Não longe dali estava a montanha de ouro; e indo a ela ele a desceu e passou para a montanha de prata, na direção norte. Na tromba, que era como um calabre de prata, levava um lótus branco. Então, trombeteando, o elefante entrou na mansão de ouro, rodeou três vezes o leito de sua mãe, feriu-lhe o lado direito e como que lhe entrou na madre. E assim recebeu uma nova existência. 
           No dia seguinte a rainha despertou e contou o sonho ao rei. O rei convocou 64 proeminentes brâmanes, honrou-os e os satisfez com excelentes refeições e presentes. Então, quando os viu contentes daqueles prazeres, contou-lhes do sonho da rainha e pediu-lhes a significação. Os brâmanes responderam: Não te aflijas, ó rei, a rainha conceberá filho macho, não fêmea, e tu terá um filho; e ele morará numa casa e se tornará rei, um monarca universal; se ele deixar sua casa e sair pelo mundo, ele se tornará um Buda, um afastador do véu (de ignorância) do mundo..."
            A rainha Maia, trazendo em si, por dez meses o Bodhiusattwa com óleo na ânfora, mquando chegou o dia do parto desejou ir para a casa dos seus parentes e disse ao rei Shuddhodhana: "Desejo, ó rei, ir para Devadaha, a cidade de minha gente." O rei aprovou a ideia, e fezx aplainarem a entrada de Kapilavastu e Devadaha, e a enfeitaram de pavilhões de bandeiras; e, pondo-o num palanque carregado por mil cortesões, mandou-a com grande comitiva. Entre as duas cidades, e pertencendo aos moradores de ambas, havia um agradável bosque de árvores Sal, chamado o Bosque Lumbini. Naquela  ocasião, do nível do solo ao todo, as árvores eram só flores...  Quando a rainha viu o bosque, desejou recrear-se nele... Foi para baixo duma grande árvore e desejou deitar mão num ramo. O ramo, como se fora flexível vime, inclinou-se ao seu alcance. A rainha tomou-o e enquanto segurava deu á lua a criança... As outras criaturas quando nascem vem envoltas em matéria impura - mas não foi assim com Bodhisattwa. Como um pregador da Doutrina descendo da sede da Dolutrina, como um homem que desce das estrelas, estirou os braços e pernas, e imune de qualquer impureza, cintilante como uma joia em panos de Benares, saiu de sua mãe. 

              É importante ainda lembrar também da lenda que conta que durante o nascimento de Buda uma grande luz apareceu no céu; os mudos falaram; os paralíticos se levantaram; os desuses se debruçaram nos céus para contemplá-lo; e de longe vieram saudá-lo os reis.

PARA LER O LIVRO DESDE O INÍCIO 

.
Se voc~e quer adquirir algum livro do Romeo 






Nenhum comentário:

Postar um comentário