Total de visualizações de página

domingo, 9 de junho de 2019

A RELIGIÃO DOS ESLAVOS

O Livro Físico está à venda na >>> www.allprinteditora.com.br

Clique na foto para ampliar 

                 Os eslavos ão um povo originário da Rússia, mas, posteriormente se espalhou pelo leste da Europa. Os primeiros assentamentos de humanos da Rússia, região que daria origem aos eslavos, remonta ao tempo Neolítico. 
                 A palavra "eslavo" vem do grego e significa "escravo", mas muitos dizem que quer dizer "aquele que vem do leste". 
                   Pertencem á grande família dos indo-europeus tanto os Baltas quanto os eslavos dos territórios da Europa Ocidental, compreendidos entre o Báltico, a Croácia e a Sérvia. Os conhecimentos históricos desses povos são muito limitados, também porque suas fontes remontam aos primeiros evangelizadores que, entre o VII e o IX século, difundiram o cristianismo nessas regiões.Dessas fontes, fica-se sabendo que a mais antiga religião deve ter sido o naturismo, isto é, a adoração dos elementos (fogo, água, terra), das forças naturais (trovão, raio), dos astros, das plantas, dos animais. Em seguida, a religião, talvez, se elevou à concepção da divindade, possuindo especiais atributos e funções. 
                     Tivemos, assim, um deus supremo, Perun, senhor do céu e dominador do raio, da chuva e do sol. Alhures, como na ilha de Rüggen, o deus supremo foi Svetovit, do qual dependia também a tartura das colheitas. mais tarde, foram adoradas outras divindades, algumas maiores, como Volos, protetor dos rebanhos, Jarovit, deus das batalhas, e outras menores, de que se conhece o nome: Chors, Stribag, Pereplut.
            Um corpo sacerdotal, com específicas tarefas e atributos, presidia aos ritos sagrados, durante os quais eram ofertados sacrifícios, que consistiam na imolação de bois, cavalos, carneiros, mas também vidas humanas. 
              Os eslavos não tinham templos nem simulacros das divindades. O culto era praticado ao ar livre, nas selvas, junto às nascentes ou às margens dos cursos de água ou perto de árvores isoladas. Mas, em seguida, vindo a ter contato com outras civilizações, também erigiram seus templos. 
              Também os Eslavos honravam o culto dos mortos. Os despojos eram enterrados ou cremados, e as cinzas recolhidas em uma urna e depois sepultadas. Junto ao cadáver ou á urna eram postos donativos ou ofertas. 
               Este povo acreditava na vida ultra terrena e isso estaria provado por um dos muitos ritos fúnebres; alguns dias depois da morte de um homem, eles costumavam oferecer um banquete em homenagem ao extinto, e acreditavam que ele comparecesse, em companhia dos ancestrais. 
                Frequentemente, entre esses povos antigos, a celebração de um rito fúnebre comportava também o holocausto de um ser vivo. 

PARA LER O LIVRO DESDE O INÍCIO 

.

Se você quer adquirir algum livro do Romeo 





Nenhum comentário:

Postar um comentário