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quarta-feira, 29 de maio de 2019

OS PROFETAS DO TALMUDE --

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                Entre o VII e o VII séculos a.C., destruído o reino de Israel, também a fé em Javé sofrera um afrouxamento, seja pela influência exercida pelos povos vizinhos ou invasores, seja pela aplicação, por vezes excessivamente rígida das leis mosaicas, seja pela dúvida e o desespero que se seguiram aos períodos de sofrimento e de despotismo. A essa decadência reagiram os profetas, que chamaram de novo os Hebreus para a pureza moral e religiosa,  conduz\indo o judaísmo às mais altas expressões, completando o conteúdo da religião mosaica, falando ao povo não só da cólera, mas também da misericórdia de Deus, único, universal e justo, e dando, pela primeira vez, aos Hebreus a promessa da salvação através do conceito do Messias. 
                 Destruída a nação judaica e disperso seu povo, o templo foi substituído pelas sinagogas (locais de reunião) e os profetas pelos rabinos (ou rabis) mestres ligados à observância e dedicados ao ensinamento do Torá (os cinco livros bíblicos de Moisés), que compreende as leis e os ensinamentos mosaicos. Os comentários e as interpretações feitas sobre livros, transmitidos oralmente no decorrer dos séculos, foram ampliados e fixados em uma coletânea, que veio a lume entre o II e o fim do V século, que se chamou Talmude.
                O Talmude tornou-se, então, o liame fundamental entre os Hebreus. E, realmente, dispersos entre nações que os hostilizavam, confinados em bairros fechados (Giudecca ou gueto, do talmúdico (ghet = reclusão), toda sua história se compreendia, desde aquele momento, nas leituras doutrinais, nas preces da manhã e da noite e em uma paciente defesa contra as perseguições causadas pela sua persistência na fé antiga, na tradicional espera do Messias, o envio de Deus, para dar aos hebreus o domínio do mundo. 

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                 A tradição hebraica é, ainda hoje, conservada viva pelo ritual bem pouco alterado desde o tempo do antigo reino. Entre os ritos do culto doméstico, é fundamental a bênção do pão e a do vinho, visando consagrar a festa do sábado, a qual tem início na sexta-feira à noite, quando a mãe, presente toda a família, acende as velas, pronunciando a oração. 
  

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