Total de visualizações de página

sábado, 30 de março de 2019

IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS

Escultura Romeo 

            A 'IURD" foi fundada em 1977 pelo Sr. Edir Macedo Bezerra em sociedade com Romildo Roberto Soares e Roberto Augusto Lopes. 
                 Inicialmente a igreja tria sido dirigida por RR Soares que depois afastou-se e criou outra igreja. As informações a esse respeito são muito contrastantes, talvez pelo desentendimento ocorrido entre seus líderes. 
                 Em meados dos anos 80, a IURD já contava com mais de 195 templos; no final dos anos 1980 já possuía mais de 350 templos em dezoito unidades da federação; sendo que na década de 1990 já estava presente em todos os estados brasileiros e contava com mais de dois milhões de seguidores. 
                Sua expansão pelo mundo começou ainda nos anos 1980. Espalhou-se pela América, Europa, Ásia e África. Não demorou para espalhar-se por mais de 80 países. 
                Um fator muito importante para seu crescimento foi a aquisição da Rede Record de Televisão que, embora não pertença à igreja, pertence a seu fundador Edir Macedo. A rede de TV é controlada por bispos da IURD e tem mais de 20 retransmissoras da TV Universal. Também é proprietário da Rede Aleluia com cerca de 80 emissoras de rádio AM e FM, cobrindo cerca de 75% do território brasileiro. Tem também um portal na internet e mídia impressa que é distribuída em todas as igrejas da rede.
                 Seu espantoso crescimento deve-se principalmente ao uso de técnicas de gestão empresarial; seu culto é basicamente de auto-ajuda com palestras motivacionais e curas milagrosas. 
              Em maio de 1992, o bispo Edir Macedo foi preso no templo de Santo André, onde estava pregando, mas onze dias depois foi solto. As acusações foram curandeirismo, estelionato e charlatanismo,  posteriormente arquivadas e ele inocentado por falta de provas. 
                 Nos anos 1980 já tinha 571 templos, com um crescimento de 2.600%. 
                Segundo informações do IBGE, a IURD é a igreja mais presente nas comunidades pobres, morros e favelas do Brasil. 
                 Em outubro de 2015 a igreja informou possuir 7.157 templos e catedrais no Brasil e 2.662 igrejas no exterior. Informa também que há 112 bispos e 11.504 pastores no Brasil, além de 48 bispos e 3.953 pastores nos demais países. (fonte Wikipédia)
           Um estranho acontecimento foi a comemoração de 40 anos em que os Correios brasileiros registraram com o lançamento de um "selo comemorativo". 
           A construção e inauguração do Templo de Salomão, em São Paulo, teve muita repercussão no Brasil e exterior com publicações dos jornais The Gardian e The New York Times. Na ocasião houve afirmação de que teria custado mais de um bilhão de reais. Já a IURD afirma que custou apenas 400 milhões de reais. (Fonte Wikipédia). 
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário