Total de visualizações de página

domingo, 31 de março de 2019

AS CRENÇAS RELIGIOSAS EM NOSSOS DIAS --

O livro físico está à venda na www.allprinteditora.com.br

Clique na foto para ampliar 


                É nas crenças religiosas que o ser humano, motivado pelo medo e a esperança, mostra suas paixões mais primitivas dos instintos naturais. Esse sentimento o conduz para o caminho que busca a imortalidade e então se aproxima de alguma crença ou religião. O que é importante saber é que toda a crença ou religião sempre se submete à lei que domina o universo. Neste planeta todos são parte de um organismo vivo que chamamos de terra. 
                Morrer e renascer é transformação; portanto, a palavra morte é simbólica porque, na verdade, não existe. O corpo se transforma em outra matéria e a energia vital volta ao espírito universal, o tudo. 
                As primeiras ideias de religião nasceram das preocupações com os acontecimentos da vida e buscava uma solução para os problemas pessoais e da tribo tanto nos relacionamentos como na esperança de imortalidade. Os homens incultos são dominados pelas paixões ordinárias da vida, pelo temos de calamidades, medo da morte, fome e outras necessidades básicas e então buscam soluções em sinais obscuros da divindade. 
            A crença na vida futura, que abre agradáveis perspectivas, é arrebatadora. A superstição aumenta na mesma medida em que o homem vive uma existência governada pelo acaso. Tudo que o enfraquece nas suas disposições interiores, favorece aos interesses supersticiosos. A busca por soluções divinas são mais frequentes naqueles que se sentem impotentes diante dos problemas do dia-a-dia. Assim sendo, o homem passa a frequentar, com mais pontualidade, cultos religiosos nos momentos difíceis e deixa de fazê-lo quando a vida fica mais agradável. O deus criado pela imaginação humana passa a ser visto como protetor particular, onde as soluções estão à disposição daquele que se prostra e pede ajuda. 
              Levado pela fé, o crente imagina que Deus ama a lisonja e, com exagerados elogios, tenta os meios para obter favores. Esses deuses criados são apresentados como seres semelhantes aos humanos, motivados por amor e ódio, susceptíveis às oferendas, súplicas, pregações e sacrifícios. Para facilitar as atenções de Deus, criam os semideuses - santos, em algumas religiões - que são mais familiares à natureza humana, e servem para intermediar os pedidos que lhe dirigem. O sacrifício passa a ser visto como uma virtude em si, onde sofrer torna-se o caminho mais curto para o paraíso; sobe escadas de joelhos, se dá açoites, caminha quilômetros sob sol escaldante, pratica o jejum e outras formas de demonstrar submissão e sacrifício para conseguir o favor divino. Assim ele se sente confortável, com segurança garantida neste mundo e felicidade eterna no outro. 
               Calcula-se que atualmente, no mundo todo existe cerca de 10.000 religiões ativas, podem chegar a 60.000 quando são incluídas as seitas e igrejas menos conhecidas. Cada uma delas está convencida de que sua fé e culto são os legítimos e, portanto, os mais agradáveis à divindade. Isso nos mostra claramente o quanto ainda existe de primitivo nos seres humanos. Diante de uma multiplicidade de seitas e religiões, fica impossível o não surgimento de animosidades que se constituem nas mais furiosas e implacáveis de todas as paixões humanas. 
            O medo é uma poderosa arma de controle das pessoas. A religião surge oferecendo conforto e segurança para o futuro, e quando o crente já está capturado pelas convicções supersticiosas, passa a ser um escravo contribuinte para os desonestos objetivos dos líderes religiosos. Embora a espécie humana seja dotada de inteligência, a razão nem sempre prevalece diante das superstições, e assim ela se torna a maior garantia de prosperidade das religiões e seitas. Elas afundam o espírito humano na submissão e na humilhação mais vil da humanidade. Entretanto, mesmo com todo o caráter dogmático das superstições, a convicção do homem religioso é mais fingida que verdadeira, ostentando uma fé sem reservas, dissimulando entre si mesmos sua incredulidade. Pregam o mais absoluto fanatismo que lhes garante poder e dinheiro. É rotineiro ouvir homens moralmente desqualificados, que se autodenominam bispos, apóstolos, pastores, padres, sacerdotes, pregando a castidade, condenando métodos anticoncepcionais e outras práticas, quando na vida pessoal são os primeiros a ignorar essas superstições absurdas. 
               A conduta  virtuosa é a prática que devemos à sociedade e a nós mesmo. Considerando que agir com integridade é dever de todo o cidadão, a religião deixaria de ser importante e atraente. Em razão disso, elas acabam criando os mais absurdo dogmas. Muitas descambam para o curandeirismo, falando sempre em nome de Deus e atualmente de Jesus Cristo, de quem se dizem representantes na terra. Aos oportunista pouco importa se sob a palavra sonora se oculta a hipocrisia e a mentira. Dessa forma, constituem-se as igrejas em verdadeiros parasitas do homem crente, uma  verdadeira tarântula, através da qual o clero se constitui em uma minoria de privilegiados que vivem sugando e envenenando a vida daqueles que, iludidos por falsas promessas, mantém os olhos fechados para a realidade. Aos poucos, as religiões e seitas vão se tornando um ótimo e cômodo meio de vida para a maioria dos pregadores que sempre se dizem representantes de Deus. Trata-se de um verdadeiro comércio com o qual o povo mais humilde tem sido espoliado através dos tempos. Não é lógico que o homem atual, que já atingiu tão elevado nível de desenvolvimento, que se verifica  em todos os setores do conhecimento, permaneça preso a crenças e deuses, mitos e tabus inexistentes. A realidade objetiva que predomina entre muitos pregadores é a exploração da boa fé dos menos aquinhoados intelectual e economicamente. Quem mais contribui para as campanhas das igrejas são exatamente aqueles que menos possuem, cuja mente encontra-se obstruída pelas ideias e crenças religiosas. Sua pobreza financeira alinha-se à pobreza intelectual. Nessa condições o mais cômodo, para aqueles deserdados, será esperar pela recompensa das agruras da vida no céu, após a morte. Essas promessas são feitas pelos pastores e sacerdotes, a seu modo, a fim de que os pobres vivam de esperanças e não sintam que os ricos pregadores continuam, impunemente, com as mãos em seus bolso. Esses parasitas são sempre categóricos diante do fiel crente, mostrando-se contudo, reticente em face do conhecimento científico do homem de saber aprimorado. A este falará tudo, mas evitará abordar assuntos referentes à religião ou teologia. O homem simples do povo raramente compreende a finalidade desse tipo de engodo. É a eterna luta do pobre sendo explorado pelo rico. 
            Platão salientou a felicidade que existe na prática da virtude, ensinou a tolerância à injúria e aos maus tratos, e condenou o suicídio. Recomendou o humanismo, a castidade e o pudor, e condenou a volúpia, a vingança e o apego aos bens materiais. Sua moral baseou-se na exaltação da alma, do desprezo dos sentidos e na vida contemplativa. Quem conhece sua obra pode perceber alguns traços comuns entre ela e as religiões. Contudo, Platão nunca imaginou que suas palavras fossem utilizadas para a criação de religiões nada divinas. Filon inspirou-se em Platão e, a igreja na obra de Filon, que helenizou o judaísmo. 
          Mesmo já tendo ultrapassado a época do medo, a raça humana não se libertou do sentimento religioso, porquanto existem os que se valem do nome de Deus e das religiões para viverem ociosamente, desfrutando de boa posição social, sem, contudo, dar aos homens qualquer contribuição que lhes aproveite para sua felicidade e bem  estar; apenas a promessa de uma boa vida futura, após a morte. Todavia, até esta lhe será garantida apenas com a condição de suportar, pacientemente, muitos sofrimentos em sua passagem pela terra. 
              Apesar do aprimoramento científico e tecnológico, sempre em expansão, as religiões tão cedo não desaparecerão da face da terra. O poder público apóia a farsa religiosa, e é praticamente controlado por ela. O político que ousar apontar as inverdades, as incoerências e o irracionalismo, nunca mais será eleito. Diante dessa situação, nada impedirá que continuem angariando mais poder, tanto na mídia quando no Congresso. A única esperança é  a educação. 

PARA LER O LIVRO DESDE O INÍCIO 



Para comprar algum livro do Romeo clique > http:\\livrosdoromeo.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário