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Como sempre aconteceu com religiões que tiveram crescimento e destaque, também o islamismo teve suas divergências internas e consequentemente surgiram novas seitas.
Desde o século I da Héjira, divergências de ordem política, a que se somaram, mais tarde, dissenções em matéria dogmática, prejudicaram a unidade do Islamismo, dando origem a numerosas seitas religiosas. As grandes divisões, em que se desmembrou até hoje o Islamismo, são essencialmente três: Sunitas, Xiitas e Ibaditas. Os primeiros, que compreendem a maioria dos muçulmanos, representam a religião ortodoxa, que se consideram os descendentes diretos de Maomé e os verdadeiros adeptos da sunnah (ou seja, a prática do profeta). Possuem uma particular organização política e religiosa, como todas as demais seitas muçulmanas. A seita dos xiitas é a segunda em importância no mundo islâmico. Seguidores de Ali, marido de Fátima (que era filha de Maomé) e quarto califa, eles consideram soberanos legítimos os três califas precedentes: Abu Bakr, primeiro fiel adepto do profeta; Omar, ao qual se deve a organização do império árabe; Otmã, cuja morte assinalou o início das lutas civis e religiosas no seio do Islã. Outra importante seita islamita é constituída pelos Ibatitas, derivados dos Kharigitas, seita formada após violentas dissensões com o califa Ali.
Notável importância teve ela na história política e religiosa do islamismo, seja pela influência que suas ideias dogmáticas exerceram no desenvolvimento religioso muçulmano, seja pelas sanguinolentas insurreições ao tempo das dinastias dos Omíadas e dos Abássidas. Além destas, existem muitas outras seitas, algumas de caráter exclusivamente religioso, outras baseadas em opiniões e considerações políticas.
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A casa e o túmulo de Maomé, em Medina, foram transformados em mesquita, após a sua morte. A primeira construção foi ampliada e completada com quatro minaretes. Destruída e depois reedificada, atualmente é constituída por um amplo pátio quadrado, rodeado por um longo pórtico, sustentado por mais de trezentas colunas.
A mesquita é o centro da vida religiosa e civil dos muçulmanos. E, portanto, é o centro da vida social e política árabe. Ali é ministrada a justiça, conservado o erário e praticado p ensino jurídico-religioso.
As preces obrigatórias dos fiéis podem ser feitas também em casa, mas, se recitadas na mesquita, são muito mais meritórias.
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