A Bíblia foi criada pelos judeus, que agiram como profetas para dar ao seu povo uma forma de comunicação com o Deus em pessoa imaginado por eles; ao mesmo tempo criaram as leis de Deus que deveriam ser obedecidas por todos.
Foi sem dúvida o maior feito deles para o futuro do cristianismo. Naquela época o povo judeu estava derivando da adoração a Jeová para a de deuses. Os sacerdotes ponderaram se já não era tempo duma derradeira tentativa da desintegração da fé nacional. Agindo como profetas, os sacerdotes resolveram dar ao povo uma comunicação de Deus em pessoa, um código de leis que revigorasse a vida moral da nação e, ao mesmo tempo, atraísse o apoio dos profetas por meio da incorporação de seus pensamentos menos estremados.
Depois de conseguirem o apoio do rei Josias já no seu 18° ano de governo, o sacerdote Hilkiah anunciou que havia encontrado nos arquivos secretos do templo um maravilhoso rolo no qual o próprio Moisés sob o direto ditado de Jeová. O suposto achado causou grande sensação; resolveria em definitivo todos os problemas em perpétuo debate.
Para discussão e apresentação da grande nova, Josias reuniu no Templo os senhores mais velhos de Judá e lhes leu o que chamou de "Livro da Lei". Conta-se ainda que estavam presentes mil pessoas. Diante de todos, Josias jurou solenemente que a partir de então se submeteria incondicionalmente às leis encontradas. Da mesma forma, fez que todas as pessoas ali presentes se conformassem e aceitassem a nova lei.
Na verdade, não se sabe ao certo que "livro de lei" era esse; alguns estudiosos dizem que pode ter sido do Êxodo ou o Deuteronômio. O livro apenas trazia por escrito decretos, clamores e exortações que durante séculos haviam emanado dos profetas e do Templo. Não há, portanto, razão para invenções. De qualquer maneira, acreditamos hoje que os que possivelmente ouviram a leitura, ou até mesmo os que ouviram falar dela, ficaram profundamente impressionados.
Diante dessa nova condição e apoio do povo, Josias aproveitou para destruir todos os altares dos deuses rivais de Jeová existentes no reino. O rei Hilkiah ordenou que tirassem do Templo todos os vasos que tinham sido feitos para Baal", suprimiu os sacerdotes idólatras e os que costumavam queimar incenso em louvor a Baal, à lua e os planetas; profanou a Topheth,... para que ninguém fizesse seu filho ou sua filha passar pelo fogo de Moloc; e destruiu os alars que Salomão erguera a Chemosh, Milcom e Astarte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário